quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Como Fazer um Blog Blogger

Hoje muitas pessoas desejam expressar suas opiniões e estão constantemente conectadas em redes sociais, blogs, sites e outros meios. Independente da idade, ou classe social, quase todos acessam a internet e procuram ou divulgam informações.

E muitos tem vontade de fazer um blog ou canal no youtube, outros querem fazer uma página no facebook, mas a grande maioria não sai da vontade e parte para a criação.

Talvez por acharem que não vão dar conta, que não vão conseguir, que é muito complicado. Mas o que eles desconhecem é que criar um blog, um canal ou uma página na internet não tem nada de complicado, na verdade até certo ponto é simples.

Pensando nisso,  decidimos deixar abaixo uma ajuda ou dicas para quem quer criar um blog. Escolhemos uma plataforma boa e simples para ensinar como criar um blog, escolhemos a Plataforma do Blogger! Mas muitos nem sabem o que é um blog, então essa é a primeira questão a ser respondida.


O que é um blog?
  • Basicamente, um blog é um site que você pode fazer atualizações a qualquer momento nas páginas, ele está vinculado a uma plataforma na web, as mais conhecidas são a WordPress, Blogger, 
    UOL Blog e o Tumblr.com.

Como criar um blog na Plataforma Blogger?
  • Primeiramente, acesse o site: http://www.blogger.com/. Você precisa ter uma conta no Google, se você não tem uma conta, então crie uma conta no Google, clicando no link "Criar uma conta".   Para isso você deverá criar um e-mail no Gmail e com o e-mail criado você estará apto para criar um blog gratuito na Blogger. (veja a imagem abaixo).
Como criar conta no Google
Como criar conta no Google

  • Para criarmos um blog, verifique no canto superior esquerdo o indicado “ Novo blog” , clique nele.
  • Dai será apresentada a você uma caixa de diálogo para você escolher e inserir ali o Nome do seu blog, que não necessariamente terá o mesmo endereço (URL) do blog.
  • Também você deverá escolher um endereço (URL) para o blog, ou um endereço online onde os leitores vão encontrar e acessar seu blog, quando você digitar a URL, o Blogger vai informar se o nome  endereço (URL) que você escolheu está disponível, se não estiver vá escolhendo outro até encontrar um endereço (URL) disponível para seu blog.
  • Após esse passo você deve escolher o Template ou modelo do blog, serão apresentados diversos modelos, e você deverá escolher bem e ver qual modelo está mais relacionado ao tema do seu blog, mas ão se preocupe, se depois de colocar um modelo no blog, você não gostar, você pode trocar a qualquer momento sem maiores dificuldades. (observe a imagem abaixo)
Como criar um blog blogger
Como criar um blog blogger


Como usar o painel e criar minhas postagens:
  • Bem, agora que você já criou o seu blog no blogger, é hora de criar as suas postagens. Para isso faça login no Blogger e o nome do seu blog já aparecerá listado.
  • Para criar a sua primeira postagem, clique em Nova postagem e abrirá um editor de textos onde você deverá com cuidado digitar a sua postagem.
  • Na parte de cima da sua postagem, não esqueça de colocar o Título da sua postagem.
  • Antes de publicar a sua postagem, verifique se tudo está correto, a ortografia, também no editor na parte de cima tem como você colocar uma imagem relacionada com a sua postagem e também adicionar algum link, depois ainda antes de publicar, na parte de cima e do lado direito clique em Visualizar e confira se tudo está correto.
  • Após tudo isso, clique em Publicar e Ufa! Conseguiu!
Bem, isso é só o início e um breve resumo, mas você deve ler bastante sobre como otimizar seu blog, colocar as categorias, adicionar gadgets, compartilhar seu blog nas redes sociais, divulgar seu blog e muito mais.

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ou sugestão, deixe ai abaixo nos comentários que teremos o maior prazer em responder, em breve postaremos mais dicas sobre criar e otimizar um blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Se gostou da matéria, quer mais informações, criticas ou sugestões, deixe o seu comentário!

Redes Sociais

TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInRSS FeedEmail